K16 e o Futuro do KDE

KDE-BR Dec 28, 2010

Por: Frank Karlitschek

![](http://dot.kde.org/sites/dot.kde.org/files/category_pictures/system-users.png)

Onde estará o KDE em cinco anos ? Para responder esta pergunta pretendemos reunir visionários, estrategistas, organizadores, pensadores, realistas, sonhadores, criadores, líderes da comunidade de programadores do KDE e todos os interessados em discutir o futuro do KDE.

Como primeiro passo, realizaremos um encontro denominado "K16" reunindo uma primeira rodada de pessoas da comunidade para chegar a uma idéia de onde o KDE estará em cinco anos, em 2016. O objetivo é formular uma direção comum para a comunidade, criando uma visão compartilhada do que irá impulsionar o desenvolvimento a longo prazo de softwares do KDE.

O encontro acontecerá no início de 2011 durante um fim de semana prolongado. Teremos um ambiente criativo e produtivo através de um grupo heterogêneo de participantes, convidando moderadores externos, tendo tempo livre para atividades práticas, aplicando brainstorming e outras técnicas de criação em um local sem distrações.

Junte-se a nós

Se você quiser participar do encontro ou fornecer informações por favor envie um resumo de uma página sobre sua idéia de onde o KDE estará em cinco anos. O formato e o conteúdo depende da sua imaginação, seja ele um texto estratégico, uma visão do artigo do KDE na Wikipedia em 2016, uma história em quadrinhos ou algo completamente diferente. A única condição é que ele possa ser impresso em uma folha de papel e preso em um mural. Envie o seu resumo para k16@kde.org até 31 de dezembro de 2010. Por favor indique também se você gostaria de participar do encontro e quando você poderia estar presente.

A equipe de organização do K16 (composta por Sebastian Kügler, Dan Leinir Turthra Jensen, Riccardo Iaconelli, Stefan Werden, Jos Poortvliet, Artur Souza e Frank Karlitschek) selecionará 15 participantes com base nos resumos e os convidará para o encontro. O KDE e.V. irá financiar o encontro, cobrindo as despesas de deslocação e alojamento.

Todos os resultados do encontro serão publicados e ações subsequentes serão planejadas com a comunidade.

Estamos aguardando as suas idéias. Envie seu resumo para k16@kde.org. Compartilhe a sua visão de onde o KDE estará em 2016.

A organização do K16 gostaria de acrescentar os seguintes esclarecimentos sobre a elaboração dos resumos para o K16**

Gostaríamos de explicar que temos alguns requisitos para que uma "visão" possa ser realmente chamada de visão.

Antes de tudo, simplesmente dizer que trabalho adicional é necessário, especialmente quando se trata de melhorar o que já está lá (não importa quão importante isto seja) não é suficiente. Sim, todos temos nossas queixas e existem muitas áreas que precisam de melhorias. Mas procuramos uma visão em 5 anos.

Segundo, você precisa fornecer idéias sobre como realizar os planos dentro de uma comunidade do software livre como o KDE - e isso é importante. Somos a maioria voluntários, trabalhando no que gostamos ou consideramos importante. Qualquer que seja a visão que você apresente ela tem que mostrar como chegar lá e como ter pessoas envolvidas nela.

Resumindo, a visão deve ser ambiciosa e ao mesmo tempo realista. Nossa meta a longo prazo - criar algo atraente, ultrapassando o simples conceito de janelas gráficas - deve ser o foco, e não melhorias incrementais pois isso não será o suficiente para o KDE em cinco anos.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.