Tokamak4 - Dia 4

Mais um dia do Tokamak4. Passei o dia hackeando o Plasmate e depois de volta à remodularização e uso de profiles na KDELibs. O Plasmate apesar de um projeto recente e ainda com algumas funcionalidades faltando parece ser um projeto promissor para os desenvolvedores de plasmoids em scripts. Adicionei uma nova DockWidget para a inclusão de notas e TODOs sobre o projeto e comecei a implementação da importação de plasmoids diretamente do GetHotNewStuff. A idéia é simplesmente escolher, via GHNS, qual plasmoid deseja-se trabalhar, o Plasmate automaticamente faz o download, abre o projeto e, após as mudanças, é possível republicar o plasmoid na rede com alguns poucos cliques. O KNewStuff3 disponibiliza uma API muito mais clean e fácil de usar com as configurações de localização do provider, locais de instalação e script de pré/pós-instalação. A engine do KNewStuff já realiza essas operações, livrando o desenvolvedor da implementação de tais features.

Voltando ao papo sobre KDELibs, terminamos ontem a análise. A idéia é ter profiles diferentes para compilar a KDELibs: DESKTOP (sem redução de dependências, eliminação de módulos ou perda de funcionalidades), TABLET (alguma redução de dependências e módulos e uma perda mínima de funcionalidades) e MOBILE (com redução agressiva de dependências e módulos e mantendo somente aquelas funcionalidades importantes e indispensáveis no mundo mobile. Possivelmente teremos uma variável KDE_PLATFORM_PROFILE definida no CMake para indicar qual profile será utilizado na compilação. A idéia é reduzir o tamanho atual da KDELibs em desktops para um pouco mais que a metade em um ambiente mobile. A discussão continua na lista kde-maemo.

No início da noite tivemos uma jantar patrocinado pela OpenSUSE em um restaurante que trabalha somente com comidas orgânicas. Após algumas cervejinhas, fiquei jogando Hex-a-hop no N900, Nuno falando alguma coisa sobre vulções e produção de energia. Voltamos para o escritório e ficamos hackeando até umas duas da manhã.

![](/content/images/2015/07/imgp1403.jpg)

Burning Brains

![](/content/images/2015/07/imgp1410.jpg)

Plasma Everywhere: HP TouchSmart - 23 polegadas

![](/content/images/2015/07/imgp1406.jpg)

Nuremberg da janela do hostel