Qt adota modelo Open Governance

Qt-BR Jun 9, 2010

O Qt ao longo do tempo tem se tornado um projeto cada vez mais aberto, desde a adoção da GPL em 2000 e, de forma mais forte nos últimos meses, com a mudança para a LGPL e abertura dos repositórios no Gitorious. Como um passo a mais nessa trajetória, o Qt adotará o modelo Open Governance, significando um diálogo maior com a comunidade, possibilidade de sugestões no roadmap, dentre outros pontos.

No Qt DevDays do ano passado, em Munique, o roadmap foi aberto à comunidade e várias sugestões foram coletadas. A abertura do processo de garantia de qualidade do Qt, em conjunto com todos os outros benefícios do modelo de governança aberta, traz inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento das nossas habilidades enquanto projetistas e desenvolvedores de software.

Vejam abaixo o anúncio feito pelo Aron Kozak.

Open Governance

por Aron Kozak em 3 de Junho de 2010

Desde o início o Qt tem sido um produto que abraçou sua comunidade de desenvolvedores e com ela colaborou o máximo possível.

Importantes passos tais como o modelo de contribuição que nós apresentamos no ano passado têm levado isso cada vez mais adiante - nós recebemos e integramos centenas de contribuições desde a disponibilização deste canal.

Nós acreditamos que chegou a hora de levar esse modelo uma vez mais pra frente e tornar a nossa comunidade ainda mais influente através de uma mudança na forma com a qual o Qt é gerido - caminhando para um modelo de governança ainda mais aberto.

Adotando uma governança mais aberta fará com que o desenvolvimento e as decisões do Qt funcionem de forma mais parecida com os projetos convencionais de software livre. Com este modelo nossa comunidade irá desenvolver o Qt e realmente compartilhar o controle sobre as decisões relacionadas ao Qt e ao seu futuro.

Dentre outras coisas o novo modelo trará as seguintes mudanças:

  • Discussões técnicas agora serão totalmente abertas;
  • Decisões relacionadas ao nosso roadmap e cronogramas serão também abertas;
  • A comunidade terá acesso ao nosso processo de garantia de qualidade (QA process).
    O modelo será aplicado a todos os projetos atuais e novos no âmbito do Qt (estes podem ser vistos na página de roadmap do Qt). Estamos muito entusiasmados com o prospecto da open governance mas há muito a ser feito antes dele existir efetivamente.

O que acontece então a partir de agora ? O próximo passo que faremos será abrir a discussão na comunidade para determinar as especificidades do modelo.

Ao mesmo tempo que temos as nossas idéias sobre a forma com que esse modelo poderia funcionar, nós queremos que a comunidade que será parte disso tenha a chance de opinar sobre a forma com a qual este modelo de governança irá funcionar. O resultado final deve ser um modelo que funcione para o Qt e funcione também para a comunidade.

Estamos realmente na expectativa de refinar e implantar este modelo e levar o Qt ainda mais longe com esta estrutura de open governance.

Novidades e atualizações sobre o andamento desta importante notícia serão postadas neste blog e no blog do Qt Labs.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.