Qt Project está no ar !!!

Qt-BR Oct 21, 2011

Por: Lars Knoll

O Qt Project está no ar !

Estamos felizes em anunciar que o Qt Project foi oficialmente lançado. A partir de hoje, o desenvolvimento do Qt será governado como um projeto verdadeiramente open source.

A partir de hoje está disponível o qt-project.org - um site que centralizará todas as informações sobre o desenvolvimento do Qt, fornecendo a mesma infra-estrutura e processos para qualquer um que queira contribuir com o Qt.

Agora que estamos aqui, o que vem depois?

Se você está interessado em participar e se tornar parte da comunidade do Qt Project um bom lugar para começar é o site qt-project.org. Este site fornece uma boa visão geral sobre como começar e como se tornar parte da comunidade e contribuir para o Qt.

Se você já tiver trabalhado com Qt, você provavelmente terá uma conta no Jira, nossa ferramenta de rastreamento de bugs. Esta conta é necessária para obter acesso ao local central onde todo o desenvolvimento acontece: codereview.qt-project.org.

Nosso servidor Gerrit codereview.qt-project.org vai funcionar como o local central para onde os patches são enviados e então revisados ​​e testados. Todos que têm uma conta Jira pode enviar patches para codereview.

Patches podem ser revisados por qualquer um, e, finalmente, aceitas ou rejeitadas pelos Mantenedores. Você também vai notar que já temos alguns não-Nokians como Aprovadores e Mantenedores. Gostaria de especialmente mencionar que Thiago, mantenedor de QtCore (biblioteca utilizada em todo o Qt), não está trabalhando para a Nokia. Isto é uma evidência mais tangível do que o Open Governance significa. Espero poder ver ainda mais não-Nokians se tornando Mantenedores no futuro.

Para obter detalhes sobre como contribuir, acesse www.qt-project.org. Por enquanto temos apenas algumas listas de discussão disponíveis em lists.qt-project.org, mas provavelmente isso mudará para acomodar listas mais especializadas à medida que avançamos. A lista mais importante é a lista de discussão geral de desenvolvimento development@qt-project.org. Note que a lista de discussão de desenvolvimento também é membro da lista de discussão de anúncios, assim você irá automaticamente receber as notificações de novas versões.

Continuamos a usar o Jira para rastreamento de bugs e de requisitos. A instalação atual no bugreports.qt.nokia.com será movido nas próximas semanas também para o Qt Project.

A Verdadeira Abertura

O Qt Project é um projeto verdadeiramente aberto. Estamos convidando a todos para participar e ajudar a fazer do Qt um produto melhor.

Todo o desenvolvimento acontecerá em um local central, com acesso para todos ao mesmo tempo. Não há mais um fluxo de código separado para os Nokias e para os "outros". O que você vê é exatamente o que vemos. Discussões, decisões e roadmap tudo acontecerá na comunidade, pela comunidade e para a comunidade. Qualquer pessoa pode ser um colaborador, e até mesmo um Mantenedor se mostrar mérito para isso.

Converse conosco sobre o Open Governance no Qt Developer Days

Sessões sobre o Open Governance do Qt Project acontecerão no Qt Developer Days e eu também vou estar falando sobre isso durante a minha palestra. Se você está vindo para o evento você terá a oportunidade de aprender mais e se envolver na discussão. Se você está considerando vir ao Qt Dev Days esta discussão é uma das muitas boas razões para nos encontrarmos por lá !

Conclusões e agradecimentos

Estamos extremamente felizes em ver que este movimento finalmente agora aconteceu. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que ajudaram a tornar isso possível. Muitas pessoas contribuíram, mas alguns devem ser especificamente mencionados: Thiago Macieira por dirigir os trabalhos iniciais sobre o Open Governance, Marius Storm-Olsen por assumir grande parte do trabalho, Cristy Hamley, por lidar com todas as questões legais e Olivia Puntanen pela gestão do projeto. Obrigado a todos.

Estamos ansiosos para começar um novo capítulo no desenvolvimento do Qt e animados para trabalhar com todos vocês no sentido de tornar Qt um produto ainda melhor.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.