Desenvolvendo aplicações Android com Qt / Colaborando com Software Livre no KDE

KDE-BR Feb 20, 2016

Sobre o workshop

Um amplo conjunto de soluções de software para Android está atualmente disponível nas lojas online de aplicativos. Entretanto, a base atualmente instalada de smartphones conta também com plataformas tais como iOS e Windows Phone. Desenvolver aplicações mobile que executem no Android e iOS é um dos desafios atuais da Computação, geralmente implicando no desenvolvimento de duas soluções totalmente diferentes.

O Qt é um toolkit moderno para criação de aplicações gráficas e uma das poucas soluções atualmente disponíveis para desenvolvimento multiplataforma e multi-device, não só para o Android e iOS, mas também para o Linux, Windows, MacOS e uma série de plataformas embarcadas, sem a necessidade de duplicação de trabalho. A primeira parte do workshop apresenta uma introdução ao desenvolvimento de aplicações Android (mas que também podem ser executadas no iOS) utilizando o Qt.

A segunda parte do workshop fala sobre o KDE: uma das maiores comunidades de Software Livre do mundo. O KDE existe há quase 20 anos e desenvolve um amplo conjunto de soluções de código-aberto não só para ambientes desktop, mas também para tablets e smartphones. A comunidade é formada por cerca de 3000 colaboradores ao redor do mundo. O workshop apresentará como a comunidade está estruturada atualmente, quais as motivações e benefícios ao contribuir com projetos do KDE e um passo-a-passo inicial para realizar as suas primeiras contribuições.

Motivação

A iniciativa tem como objetivo o fomento da cultura de Software Livre e Ativismo Hacker em Salvador e a divulgação de tecnologias livres que, embora de excelente qualidade, não são tão utilizadas na indústria de TI baiana ou por falta de pessoal capacitado ou simplesmente por falta de divulgação.

Público-Alvo

Não só estudantes e profissionais da área de TI e Ciência da Computação, mas também designers, tradutores, jornalistas, historiadores ou qualquer pessoa interessada em contribuir com as diferentes frentes relacionadas a software livre. Enquanto a primeira parte do workshop (Desenvolvendo Aplicações Android com Qt) é mais técnica, a segunda parte (Colaborando com Software Livre no KDE) pode ser aproveitada por qualquer pessoa interessada em participar de um projeto de Software Livre, independente do seu perfil.

Inscrições

Faça sua inscrição AQUI.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.