Akademy-BR 2010

KDE-BR Apr 20, 2010

Olá a todos, aconteceu nos últimos dias 09, 10 e 11 de abril, na Praia do Forte (Bahia), a primeira edição do Akademy-BR: encontro dos desenvolvedores, tradutores, divulgadores e artistas ligados à comunidade KDE Brasil. Foram três dias de discussões, desenvolvimento e, é claro, alguma diversão, ao encontrar os antigos e novos participantes deste grande projeto que é o KDE.

Segue então um resumo das atividades realizadas durante o evento :).

1o dia

Quase todo mundo aqui esperando a chuva passar e tomando café da manhã quando finalmente pudemos começar as atividades do Akademy-BR 2010 por volta das 9:30. Após uma breve sessão de abertura para apresentação dos participantes, orientações gerais sobre o sprint e discussão dos resultados esperados, os grupos foram formados e as hacking sessions começaram em duas salas de reunião que organizamos no albergue.

Os interesses das pessoas vão desde o desenvolvimento de aplicações para o KDE-Games, Rocs, KEduca, Plasma, até ações de promoção do KDE e artwork. As meninas (Amanda, Camila, Taiane, Jordana, Yasmin, e Aracele) estão basicamente focadas na definição de um Plano de Promoção KDE Brasil para 2010, mas também em atividades de desenvolvimento (Plasma) e tradução.

Em resumo, o que temos planejado para o Akademy-BR:

  • Submissões para o Summer of Code 2010: conseguimos enviar seis propostas para o GSoC 2010, onde cinco delas estão relacionados ao KDE. Luiz Romário submeteu uma proposta para a adição de suporte a OpenGL no KStars, Alexandre Raymond quer desenvolver um novo front-end para Git, incluindo uma KPart flexível, Reck Wagner submeteu uma proposta para melhorar as funcionalidades do Rocs para suportar autômatos, Taiane quer trabalhar em um ambiente Plasma educacional e Vitor Boschi apresentou uma proposta para um servidor HTTP genérico para o KDE. Arthur Nascimento enviou uma proposta relacionada com gcc;
  • Sprint do KDE-Games: Tomaz está conduzindo um sprint do KDE-Games dedicado ao desenvolvimento de jogos de cartas e a ajudar os novatos no desenvolvimento do KDE em geral;
  • Rocs: a execução de scripts agora é executada em uma thread secundária e o suporte para plugins foi melhorado;
  • KDE Observatory: uma refatoração está sendo feita para melhorar o desempenho através de um novo banco de dados consolidado de commits ao invés de adquirir informações diretamente dos archives da lista kde-commits. Além disso, uma data engine está sendo criada para centralizar os dados para várias instâncias do KDE Observatory;
  • Reunião da equipe de promo: foi realizada uma sessão de brainstorming para definir as prioridades de ações promocionais do KDE para 2010 no Brasil e os pontos focados foram: material de promoção compartilhado entre os grupos regionais KDE (palestras, material para mini-cursos, vídeos, etc), criação do canal KDE Brasil no YouTube para armazenar palestras sobre o KDE, entrevistas, experiências, etc, divulgação do KDE em áreas não-técnicas, visitando escolas, planejamento da participação do KDE Brasil no FISL e no Latinoware e a reativação do KDE Women;
  • Chord Melody gene__rator: Alexandre Amorim está trabalhando em um novo aplicativo para gerar arranjos de chord melody para violão e guitarra a partir de melodias e sequências harmônicas fornecidas como entrada;
  • KEduca: a equipe do Metasys começou a dialogar com as outras pessoas do KDE sobre a melhor maneira de portar o KEduca para o KDE 4. Durante esta conversa, decidiu-se reescrever a aplicação com uma estrutura mais flexível e com uma melhor interface de usuário;
  • Artwork: Anderson Viana dividiu o seu tempo desenvolvendo o logotipo oficial do KDE Brasil, ícones para o Rocs e material de promoção do KDE no FISL e Latinoware.
    Após a hacking session saímos para jantar, tomar uma cervejinha e/ou cachaça para alguns e aqueles mais animados esticaram a noite em um barzinho com música ao vivo !

2o dia

Como se deve esperar de uma primeira edição do Akademy-BR as atividades envolvem desde novatos se acostumando ao processo de desenvolvimento para o KDE, equipe de promoção compreendendo melhor a comunidade KDE e suas demandas, até o pessoal de artwork com seus primeiros resultados e alguns veteranos melhorando suas aplicações.

O pessoal do Metasys com o apoio de Mauricio Piacentini começaram a aplicar os primeiros passos na transição do KEduca. Ao final do trabalho, espera-se ter um software capaz de realizar a criação, edição e correção de testes, suportar o formato QTI e a utilização de bases de testes remotas. Eu passei algum tempo apresentando as orientações básicas do Oxygen (equipe de artwork do KDE) e o material de artwork do techbase para Anderson Viana e trabalhando para implementar as melhorias no KDE Observatory. Uma versão inicial da data engine já está fornecendo as funcionalidades básicas e certamente vai torná-lo muito mais rápido e confiável.

Os participantes do sprint do KDE-Games trabalharam em dois novos jogos de cartas: Crokinole e Bohnanza . A implementação do jogador no Bohnanza foi feita por Vitor e Taiane, enquando Chicão e Camila trabalharam na implementação das funcionalidades do baralho. Embora todos nós saibamos que melhorias e correções de bugs já existentes é algo muito útil para todos, o Akademy-BR foi planejado como um meio para transpor as barreiras iniciais que os novos colaboradores brasileiros têm enfrentado ao tentar contribuir para o KDE. Então, se acostumando com um codebase específico, mesmo sendo mais fácil em pequenos projetos, poderia assustar um pouco aqueles programadores mais novos.

Wagner Reck fez um ótimo trabalho ao melhorar as funcionalidades do Rocs e torná-lo estável para o KDE 4.5. Isso sem contar, sua submissão de proposta para o GSoC com o objetivo de suportar outros formatos de grafos no Rocs, correção de alguns bugs na criação do menu de plugins e implementação da execução de plugins em uma thread secundária.

Filipe Saraiva e Aracele melhoraram o Kmplot, permitindo ao usuário definir novos rótulos para os eixos utilizados nos gráficos e Luiz Romário implementou o modo de demo no jogo Kiriki, além de ter enviado sua proposta para o GSoC com o objetivo de adicionar suporte a OpenGL no KStars. Amanda e os outros da equipe de promo fizeram a formatação do plano promocional do KDE Brasil para 2010 e refinaram as ações previstas para o FISL e Latinoware 2010. Estar envolvido na organização do evento e no apoio aos novos desenvolvedores,divulgadores e artistas não me deixou tanto tempo livre quanto eu gostaria para realmente hackear o Plasmate e Gluon, mas certamente semeamos o espírito do KDE nos novos participantes e podemos esperar novas contribuições brasileiras a partir de agora.

![](/content/images/2015/07/img_0049.jpg)

KDHelio trabalhando!

![](/content/images/2015/07/img_0053.jpg)

Pessoal do sprint do KDE-Games

![](/content/images/2015/07/img_0054.jpg)

Alex Raymond e Celso experimentando física para jogos

![](/content/images/2015/07/img_0058.jpg)

Vitor e Taiane trabalhando no Bohnanza e Aracele e Filipe hackeando o Kmplot

3o dia (último)

Sim, o Akademy-BR 2010 chega a seu último dia e algumas pessoas começam a sair de manhã cedo, enquanto outros ainda estão blogando sobre os resultados, novos amigos, expectativas para 2010, etc. A chuva não nos deu um descanso, mas felizmente nada comparado à tempestade do primeiro dia. As pessoas não puderam tomar sol nem explorar as outras amenidades da Praia do Forte mas, por outro lado, isso pode ter ajudado a manter o foco nas discussões e hacking sessions.

Aparentemente, Tomaz se apaixonou por todas as meninas do KDE Brasil e, não sendo suficiente a sua charmosa homenagem musical, pediu a Morgana (a propósito, uma talentosa artista - esta menina deveria estar nos nossos próximos eventos !) para fazer algo especial para o Akademy-BR. O resultado ? Aqui está:

![](/content/images/2015/07/garotas-do-kde.jpg)

Excelente artwork feito por Morgana. Da esquerda para a direita: Amanda, Camila, Jordana, Taiane, Aracele.

![](/content/images/2015/07/img_0096.jpg)

Foto real

Então, é isso pessoal. O Akademy-BR 2010 foi realmente um evento muito agradável (e trabalhoso) e eu gostaria de agradecer a todos que estavam lá para dar o seu suor pelo KDE, para estreitar as amizades dentro do KDE Brasil, para melhorar algumas aplicações e renovar nossas esperanças de um grande ano para o KDE. Software Livre envolve pessoas acima de tudo e certamente alguns novos amigos surgiram neste evento !

Até o Akademy BR-2011?

![](/content/images/2015/07/img_0082.jpg)

Foto do grupo

![](/content/images/2015/07/img_0088.jpg)

Foto do grupo

![](/content/images/2015/07/img_0082.jpg)

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.