KDevelop 4.0 finalmente lançado

KDE-BR May 3, 2010

Por: Andreas Pakulat

Os desenvolvedores do KDevelop anunciam a imediata disponibilidade do KDevelop 4.0, lançado em conjunto com a primeira versão do plugins PHP que fazem do KDevelop uma opção interessante para os desenvolvedores PHP.

Funcionalidades

KDevelop 4.0 já disponibiliza uma série de funcionalidades, mesmo embora algumas delas ainda não estejam prontas se comparado à versão 3.5, em função do tempo disponível. Em particular, nós nos preocupamos em construir uma excelente IDE para C++ ao invés de tentar integrar diversas linguagens de maneira incompleta. É claro que ainda é possível adicionar suporte a mais linguagens no KDevelop e estamos confiantes que isso é realmente mais fácil que antes: a melhor prova disso são os plugins PHP lançados em conjunto com o KDevelop 4.0.

As principais características de suporte ao C++ incluem navegação de código, que permite ir diretamente para declaração e highlighting semântico. Juntos eles tornam mais fácil a compreensão de novos códigos e a navegação em projetos maiores. O suporte à verificação de sintaxe e correção semi-automática com assistentes também está disponível, bem como code completion com suporte a classes, funções, templates, variáveis e include's. Para os desenvolvedores Qt existe um suporte completo para o mecanismo de sinais e slots. Você pode usar code completion para operações de conexão entre sinais e slots, com a listagem de itens baseada nos tipos dos argumentos da função ou assinaturas de sinais e slots.

Gerenciamento de projeto e navegação de código

Para gerenciamento de projeto nós atualmente temos suporte a CMake como plugin principal de buildsystem, possibilitando a construção de projetos a partir de makefiles customizados ou gerados automaticamente. O suporte ao CMake também possui algumas das funcionalidades acima descritas, de modo que você pode utilizar code completionhighlighting semântico e navegação de código também em arquivos CMake. A integração entre o C++ e CMake permite que novas classes sejam acrescentadas em projetos de forma semi-automática. Para facilitar a correção de erros o KDevelop permite ir direto aos erros no código. Além disso, você usar a ferramenta QuickOpen para navegar rapidamente para qualquer arquivo, classe ou função dos projetos abertos ou dentro do arquivo atualmente aberto.

Integração com o GDB

O suporte integrado ao GDB torna possível descobrir erros de runtime presentes no seu código. Você pode utilizar as funcionalidades básicas de breakpoint, passo a passo, pausa e visualização do call stack. Adicionalmente, com o uso do suporte a exibição do GDB, podemos apresentar vários tipos do Qt, KDE e STL em uma forma compreensível para os desenvolvedores. Dessa forma, uma QString irá exibir seu conteúdo real, uma QList apresentará um conjunto expansível de itens-filho, etc.

Documentação

Uma grande funcionalidade do KDevelop que estamos trabalhando é a integração de documentação. KDevelop exibe documentação de API do CMake e Qt como tooltips sobre as classes e funções, além de permitir você navegar para a documentação completa através de uma toolview.

Plugins PHP

O primeiro lançamento dos plugins para suporte ao PHP já vem com uma riqueza de recursos que facilitam parte do trabalho de um desenvolvedor web: erros de sintaxe são reportados à medida que você digita e os fontes do projeto são analisados semanticamente, incluindo comentários PHP Doc para dicas de tipos de parâmetros e valores de retorno. Além disso, os plugins disponibilizam code completion com sólido suporte a programação orientada a objetos. Nós também suportamos a navegação por contexto e highlighting semântico descritos acima, bem como integração de documentação PHP.net online e integração com a ferramenta QuickOpen e Class Browser.

Descubra Mais

Existem muitas coisas adicionais a descobrir no KDevelop e plugins PHP, tais como integração com o SVN com anotações inline do editor, busca em arquivos, suporte a sessão e formatação de código-fonte. Funcionalidades demais para um artigo curto como este aqui, então nós criamos um post dedicado à apresentação dessas funcionalidades.

Experimente o KDevelop !

Convidamos a todos a obter uma cópia do código-fonte nos mirrors KDE ou instalar os pacotes da sua distribuição. Desejamos a todos horas felizes de programação :). Se você encontrar problemas ou tiver perguntas não hesite com contactar-nos in canal #kdevelop do freenode, via bugs.kde.org ou em nossa lista de discussão.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.