Tokamak4 - Dia 2

KDE-BR Feb 21, 2010

Vamos lá, ontem deixamos o escritório da SUSE por volta das 11:30 da noite. Pegamos um taxi, fomos para o hotel e ainda tivemos energia para tomar uma cervejinha antes de dormir e conversar sobre besteiras eróticas do KDE (clitórius, GetHot(now this makes sense)NewStuff e coisas do tipo :)). Eu sempre demoro um pouco pra dormir, devo ter ido pra cama quase duas da manhã. Acordei as 8h, tomei um banho rápido e fui para o café da manhã. Estavam lá Aaron, Frank, Eugene (it-s) e mais umas duas pessoas. Chegamos no escritório, comemos algumas besteiras, e depois de atividades randômicas saimos para a foto do grupo, nos fundos do prédio do OpenSUSE, com a participação suspresa de floquinhos de neve caindo justo quando a foto foi tirada.

Saimos para o almoço, era domingo, muitos restaurantes fechados. Fomos inicialmente a uma pizzaria, mas depois acabamos num restaurante típico alemão com seus clientes velhinhos rosados, com bochechas gordinhas e cabelos brancos :). Pedir comida na Alemanha é sempre complicado, ou você escolhe aleatoriamente um prato ou precisa de um tradutor. Como eu não como carne vermelha precisei da ajuda do Will para pedir uma tilápia com batatas e salada. Excelente !

Ontem no final do dia combinamos (só nós do Plasma, fora o pessoal do KWin e Oxygen) de nos dividir em dois grupos com foco no plasma rodando em dispositivos móves: um faria uma prova de conceito e um protótipo do plasma rodando nos Jax10 (irmãos maiores do N900) e o outro grupo estudaria uma forma de reduzir o footprint da KDELibs para melhor uso em tais dispositivos. Decidi ficar com o pessoal do KDELibs, seria um boa chance para conhecer melhor as bibliotecas e ver o papel de cada uma.

Começamos então após o almoço: estavamos eu, Kevin Ottens (the-KDE-API-and-everything-else-master), Will (OpenSUSE), Friedrich (autor do Okteta), Frederik (opendesktop), Dario Freddi (um italiano mais novo que qualquer um de nós que conhece impressionantemente toda a lib do KDE e que está implementando o PolicyKit+KAuth) e Sebastian. Começamos selecionando as bibliotecas do KDELibs, KDESupport e KDEBase que poderiam potencialmente ser removidas numa versão KDE Mobile. Foi bacana poder ter uma visão do que faz cada uma delas ou até mesmo perceber que determinadas dependências não eram realmente necessárias (por algum vacilo no CMakeLists.txt).

Saimos então para levar nossas bagagens para nossa nova hospedagem (ficamos em um lugar diferente a partir de hoje). É um hostel afiliado ao HI instalado dentro de um castelo antigo, com quartos para 4 pessoas e banheiros compartilhados :) Estamos eu, Nuno, Igor (do InDT de Manaus) e Friedrich num mesmo quarto. A Internet aqui no hostel é paga, absurdamente cara (5 euros por 24h contínuas) e absurdamente lenta. Mas você pode usar o Skype o quanto quiser, aparentemente eles deixaram a porta aberta.

Hostel:

![](/content/images/2015/07/imgp1385.jpg)

Saimos para comer eu, Nuno e Friedrich. O tempo melhorou um pouco, não neva, mas ainda está muito frio para nós bahianos. Acabamos parando num restaurante mexicano para uma quesadilla, algumas cervejas e muuuito papo sobre o KDE: aspectos de usabilidade (ou como diz Nuno - simplesmente "tornando aplicações mais bonitas" porque usabilidade é uma espécie de buzzword que acaba qualquer conversa), KDevelop, Akademy-BR, etc.

Voltamos para o escritório e o papo no grupo em que estou já havia mudado completamente. Estavam agora conversando sobre as profundezas do PolicyKit + Solid + Plasmoids (Battery e NetworkManager). É realmente impressionante ver o que é discutido, como será o KDE daqui a um ano e como temos pessoas excepcionalmente competentes e capacitadas na nossa comunidade. Muitos planos legais para o Solid para, por exemplo, suportar múltiplos backends para informações de devices, discos, energia, dentre outras coisas.

No grupo do protótipo estavam Artur, Alexis, Adenilson, Igor, Marco Martin, Nuno, Richard Moore, e outros. Eles fizeram alguns mockups e estavam preparando as coisas para o protótipo. No grupo do KWin estavam o Ivan (do Lancelot), Luboš e mais umas duas outras pessoas. O Aaron e o Frank estavam fazendo algumas coisas aleatórias. Combinei com o Aaron de dar uma olhada no Plasmate algum dia e ainda queria dar uma futucada no NetworkManager com o Sebas.

Pois é, dias intensos, saimos novamente bem tarde do escritório e aqui estou eu quase 2 da manhã fazendo esse post.

Fui !

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.